Você conhece os países de língua alemã? Um dos menos conhecidos é Luxemburgo, uma pequena nação europeia que fica entre Alemanha, França e Bélgica. Há muitas curiosidades sobre Luxemburgo, vale a pena conhecer algumas delas para se familiarizar com o país.
Saiba quais são as principais curiosidades sobre Luxemburgo e comece a planejar a sua próxima visita ou até uma mudança definitiva para esse país!
1- É um dos menores países europeus em território e população
Luxemburgo é um país de dimensões pequenas em comparação com outras nações. Sua área é de aproximadamente 2.600 quilômetros quadrados, o que deixa Luxemburgo na 166ª posição entre todos os países do mundo.
A população é proporcional ao tamanho de Luxemburgo, com pouco mais de 620 mil habitantes (164ª maior população do mundo).
2- Foi um dos países fundadores da União Europeia
Apesar de seu pequeno território, Luxemburgo teve papel importante em um momento histórico. A nação esteve ao lado de Alemanha, França, Itália, Bélgica e Holanda na formação da Comunidade Econômica Europeia, em 1957.
A entidade foi o embrião para a União Europeia, estabelecida em 1993 e hoje com 27 países integrantes.
3- Em Luxemburgo, se fala alemão, francês, luxemburguês e até português!
Oficialmente, Luxemburgo é um país trilíngue: sua população aprende luxemburguês, alemão e francês. Além dos três idiomas, o inglês também é bastante utilizado por conta do turismo e dos negócios.
Uma curiosidade adicional é que Luxemburgo é um dos países europeus onde mais se fala português. Isso acontece por conta do alto fluxo de imigrantes vindos de Portugal, formando aproximadamente 17% da população do país.
(Leia também: Como falar em alemão: 5 dicas para melhorar a oratória)
4- O país possui a maior renda per capita da Europa
A população de Luxemburgo tem uma excelente qualidade de vida, que se traduz na maior renda per capita da Europa: 43 mil dólares por ano.
Em Luxemburgo, o salário mínimo é de 1800 euros!
5- A capital de Luxemburgo se chama…
Luxemburgo! O país e sua capital tem o mesmo nome, mas a cidade que foi batizada primeiro.
A capital do Luxemburgo tem o seu nome a partir de um pequeno castelo, Lucilinburhuc, construído pelo Conde Sigefroi no ano de 963, que deu origem à cidade. Já em 1353, surgiu o Ducado do Luxemburgo e, em 1867, o país se tornou independente e passou a ter o mesmo nome de sua capital.
Luxemburgo significa “pequena fortaleza” (Lucilinburhuc), derivado do celta (lucilem, pequeno) e do alemão (burg, castelo ou fortaleza).
6- É referência mundial no uso de energias renováveis
Luxemburgo se destaca pela utilização de fontes renováveis de energia, que respondem por 67% da eletricidade produzida. O valor chega a 75% quando se soma a participação das hidrelétricas.
O índice coloca Luxemburgo na primeira posição internacional no que diz respeito à energia limpa na matriz energética.
7- O país é o único grão-ducado do mundo
Luxemburgo é o único país do mundo liderado por um grão-duque, em uma monarquia constitucional com passagem hereditária da coroa.
O ocupante do posto é responsável por indicar o primeiro-ministro, que tem a função de chefiar o governo.
Aprenda muito mais sobre os países de língua alemã
Você já conhecia Luxemburgo e as suas principais curiosidades? Para aprender muito mais sobre a cultura dos países de língua alemã, vale a pena navegar em nosso blog. Clique aqui e confira todos os nossos posts para aprender cada vez mais sobre as tradições ligadas à língua alemã!