Brasileiros que desejam trabalhar e viver na Alemanha têm algumas formas de buscar esse objetivo. Há alguns tipos de visto de trabalho para a Alemanha e cada um deles pode ser mais adequado de acordo com as condições do profissional.

O caminho mais curto para quem quer se estabelecer na Alemanha é conquistar uma vaga de emprego enquanto ainda está no Brasil. Quando isso acontece, a empresa contratante vai ajudar no processo burocrático junto ao Consulado da Alemanha.

Caso você ainda não tenha uma vaga garantida, também é possível obter o visto de trabalho para a Alemanha. Saiba quais são os tipos de visto e as suas características!

Visto de trabalho para especialistas

Se você possui formação acadêmica ou técnica reconhecida na Alemanha, este visto pode ser a alternativa ideal. O visto de trabalho para especialistas pode ser solicitado quando existe uma vaga disponível em sua área de atuação.

Este tipo de visto de trabalho tem uma validade inicial de seis meses. Esse é um tempo considerado confortável para que você se estabeleça na Alemanha e possa se cadastrar no Departamento de Estrangeiros, que vai providenciar a autorização de residência.

Vale destacar que algumas formações acadêmicas no Brasil são equivalentes à formação técnica na Alemanha.

Visto de trabalho para outras atividades profissionais

Este visto de trabalho para a Alemanha é bem parecido com o primeiro. Ele pode ser solicitado por estrangeiros que já têm uma oferta de trabalho no país e também possui uma duração inicial de seis meses. Assim como no caso do visto para especialistas, você deve solicitar a autorização de residência por meio do Departamento de Estrangeiros.

Visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional

Muitos estrangeiros interessados em trabalhar na Alemanha não contam com total reconhecimento do órgão competente do país. Nesse caso, é possível complementar a sua qualificação para atender aos requisitos necessários.

Este processo tem início com o visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional. Enquanto a qualificação estiver em andamento, a pessoa pode trabalhar na Alemanha paralelamente. Assim que ela concluir a sua formação, poderá solicitar a estadia permanente no país.

Visto de trabalho para solicitar Cartão Azul da União Europeia 

O outro visto de trabalho para a Alemanha é direcionado a profissionais altamente qualificados com salários superiores a 56 mil euros anuais ou profissionais de Matemática, Tecnologia, Engenharia e Medicina que recebam mais de 44 mil euros por ano.

Este visto é o Cartão Azul da União Europeia, uma licença válida não somente na Alemanha, mas nos demais países que compõem o bloco. O cartão é emitido pelo Departamento de Estrangeiros na Alemanha.

Saiba como funcionam os planos de saúde na Alemanha!

O visto de trabalho para a Alemanha é um passo decisivo para brasileiros que desejam viver no país. Uma vez cumprida essa etapa, é importante se atentar para outras questões fundamentais, como por exemplo a saúde.

Na Alemanha, existem planos de saúde privados e também um serviço de saúde estatal. Quer saber direitinho como eles funcionam? Então confira esse outro post do nosso blog!