Além das idéias essenciais de amplo acesso à alimentação e moradia, a educação e cuidados de saúde, ao emprego, a qualidade de vida também pode incluir segurança, estabilidade, liberdade individual e qualidade ambiental. Viver na Alemanha engloba todos esses quesitos e muito mais.
Devido a isso, o que os cientistas sociais concordam é que a riqueza material não é o fator mais importante na avaliação de uma vida bem vivida. A Alemanha, a nação mais populosa da União Européia, possui uma das maiores economias do mundo e viu seu papel na comunidade internacional crescer continuamente desde a reunificação.
O país da Europa Central faz fronteira com nove nações, e sua paisagem varia, das planícies do norte que chegam aos mares do norte e do Báltico até os Alpes da Baviera, no sul. Por isso é um ponto turístico forte e um destino muito procurado para quem quer viver na Europa.
Viver na Alemanha.
A Alemanha emprega uma economia social de mercado – o capitalismo de mercado aberto que também carrega certas garantias de serviço social. Sua economia é uma das maiores do mundo e o país é um dos principais importadores e exportadores do globo.
Os serviços, que incluem telecomunicações, saúde e turismo, contribuem com a maior parte da economia do país. Indústria e agricultura são outros setores econômicos significativos. Por isso a oferta de trabalho é crescente e estabilizada.
Graças a uma economia muito saudável, é muito mais fácil conseguir um emprego na Alemanha do que em qualquer outro país ocidental. O desemprego está no nível mais baixo desde a reunificação em 1990, e os formandos têm um desempenho bom – apenas 10% dos graduados trabalham em um campo não relacionado ao que estudaram.
Além disso, O sistema ferroviário alemão pode não ser o mais barato em que você vai viajar, mas com certeza é rápido e luxuoso. Chegar de Hamburgo, no norte, a Munique, no sul, leva apenas seis horas.
Mesmo se você estiver viajando na segunda classe em um trem de alta velocidade, terá a chance de descansar as pernas cansadas em um compartimento confortável e silencioso que pertenceria à primeira classe na maioria dos outros países.
Razões para mudar-se para a Alemanha.
Como se as salsichas e a cerveja não fossem suficientes, existem outras boas razões para se mudar e para viver na Alemanha. Em comparação com outros países do mundo ocidental, o país germânico é muito barato para se viver.
Então, se você quiser sair para jantar e beber sempre que quiser e ainda assim conseguir economizar alguns euros ganhos duramente no final do mês, a Alemanha é claramente o lugar para você.
É um pouco clichê, mas os visitantes da Alemanha são muitas vezes surpreendidos pela forma como as coisas funcionam. Os trens correm a tempo. As lojas abrem quando dizem que vão. As obras públicas são projetadas com o mínimo de inconveniência. As coisas são construídas a tempo e dentro do orçamento.
Mas não é só isso! Na Alemanha, os feriados não contam para as suas férias, o sistema funciona como aqui no Brasil. O rico estado sulista da Baviera, por exemplo, tem 13 feriados a cada ano. Portanto, além dos 30 dias que muitas empresas oferecem como padrão, você pode esperar mais duas semanas para aproveitar.