Os livros estão se saindo surpreendentemente bem diante da concorrência do rádio, da TV e da Internet na Alemanha. Isso fica claro não apenas nos números de vendas do comércio de livros, mas também por eventos que celebram este tipo de leitura. Existem muitos livros na Alemanha e escritores famosos também, que encantam todo o mundo.
Os alemães preferem ler livros em vez de e-books e mais frequentemente do que você imagina. Segundo estudos, 39% leem cinco livros por ano, leituras de romance e terror são os estilos mais populares. Os amantes do livro preferem ler em casa no sofá, mas também gostam de folhear algumas páginas na cama antes de dormir.
O importante é que ao mesmo tempo em que o país germânico dispõe de uma grande quantidade de obras e escritores, ele também tem um público fiel e muito culto.
A leitura faz parte da vida cotidiana alemã
A Alemanha possui lojas modernas de livros, assim como livrarias que só comercializam obras antigas ou leituras de segunda mão. Estes lugares podem ser encontradas em praticamente todas as cidades do país.
Além disso, bibliotecas, livrarias e clubes de literatura organizam leituras e sessões de autógrafos praticamente todos os meses, atraindo um grande público. Muitas cidades até organizam concursos de leitura para crianças e adolescente, incentivando jovens poetas a se enfrentar em eventos de poesia pública.
Devido a esse grande amor pelos livros na Alemanha, maior festival de poesia da Europa acontece todos os anos em Berlim, porque a leitura ainda é um dos mais populares passatempos dos alemães.
Agora, na era moderna, muitos gostam de ouvir livros em áudio, já que o número de novos lançamentos de livros neste formato continua a crescer a um ritmo considerável. Sem contar os dispositivos online de leitura, como o Kindle, que também são bastante acessados.
Feiras do livro
Duas grandes feiras de livros são realizadas na Alemanha todos os anos – uma em Leipzig, em março, e a outra, a maior e mais antiga feira de livros do mundo em Frankfurt, em outubro, estendendo-se por mais de 500 anos.
Além dos novos livros na Alemanha apresentados pelas editoras, os visitantes também podem assistir a palestras e leituras dadas pelos próprios autores. Devido a grandiosidade desses eventos, milhares de pessoas de toda a Europa costumam visitar o país nestas épocas.
Todos os anos, por volta de meados de outubro, a Alemanha se torna o centro do universo editorial por cinco dias. Cerca de 7.500 expositores, 10.000 jornalistas e 300.000 visitantes de mais de 100 países se reúnem anualmente na Feira do Livro de Frankfurt.
Esse perfil de valorização da leitura é que faz do país germânico um dos mais avançados e conhecedores da literatura. O mundo conhece a Alemanha não apenas de seus produtos “Made in Germany”, mas também por ser nominada a “terra dos poetas e pensadores”.
Isso inclui uma gama cultural única com uma enorme cena de música e teatro. Mais de 20 milhões de turistas viajam para a Alemanha todos os anos – eles vagam pela capital Berlim, desfrutam de uma variedade cultural única, com uma enorme cena artística, ou vivenciam a paisagem do país de tirar o fôlego.