A Alemanha está no centro da Europa, não só geograficamente, mas também em termos de política e economia, cheia de arte e cultura. O país é o segundo mais populoso da Europa depois da Rússia, com mais de 80 milhões de pessoas. E a cultura alemã é uma das mais ricas do continente.

Enquanto o alemão exerce sua influência sobre os países com os quais faz fronteira- Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Luxemburgo, Holanda, Suíça e Polônia – recebe de todas essas culturas muita influência para moldar a Alemanha que existe hoje.

Arte alemã e suas contribuições.

A cultura não se refere apenas à forma como as pessoas interagem e vivem. Mas também significa uma conquista intelectual, artística e criativa. E é por isso que a Alemanha é uma das terras mais ricas neste quesito.

Grandes gênios alemães fizeram enormes contribuições para a música clássica. Famosos compositores são lembrados, hoje, como representantes de gerações e como influenciadores de toda a cultura alemã. São eles: Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven e Johannes Brahms.

Com um pezinho na engenharia, não é surpreendente que os alemães tenham uma forte tradição de descobertas e criações. Há também uma forte representação de todas as fases da arquitetura no país – incluindo o românico, o gótico, o classicismo, o barroco, o rococó e o renascimento – representados em catedrais, castelos e edifícios públicos.

Um exemplo bem conhecido da arte alemã clássica é o Portão de Brandemburgo, um antigo portão da cidade que agora é uma construção muito visitada em Berlim.

Feriados e celebrações.

A Alemanha celebra muitos dos feriados cristãos tradicionais, incluindo o Natal e a Páscoa. O dia da unificação alemã, comemorado em 3 de outubro, marca a reunificação da Alemanha Oriental e Ocidental e é o único feriado federal.

Enquanto a grande festa da cerveja do país é chamada de “Oktoberfest”. Ela começa todos os anos em um sábado do mês de setembro e termina 16 a 18 dias depois, no primeiro domingo de outubro.

A tradição começou em 1810, com o casamento do príncipe herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen.

Há muitos eventos culturais acontecendo ao longo do ano na Alemanha e na verdade, é o país com mais dias de férias em toda a Europa! O carnaval começa oficialmente antes do Natal, no dia 11 do 11º mês às 11:11 da manhã, com a reunião oficial do “Council of Eleven” (Elferrat), uma tradição alemã que data de 1823.

Os membros deste conselho usam os bonés dos tolos como suas fantasias oficiais. O conselho também organiza shows, chamados Prunksitzung, com membros do clube e convidados que fazem apresentações de dança, comédia e músicas, todos vestidos com fantasias, é claro!

Assim…

Mas depois dessa festa, as cidades ficam mais quietas até depois do Natal e, no caso da maioria das regiões alemãs, até depois dos Três Reis, no dia 6 de janeiro. E tudo isso faz parte da cultura alemã.

É uma época de celebrações e a parte ocidental da Alemanha, especialmente a Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado (estados do país), é famosa pelas festas Karneval com desfiles, fantasias artesanais e brincadeiras de todos os tipos.