Hallo Zusammen!
A primeira vez eu eu vim para a Alemanha foi em Janeiro de 2016, foram 10 dias de turismo maravilhosos, passeei pela linda cidade de Düsseldorf e conheci um pouco de Köln e fiz amigos para o resto da vida. Eu desde adolescente tinha o desejo de fazer uma viagem internacional e a Alemanha era a primeira da lista. Voltei para o Brasil pensando na hipótese de talvez morar no exterior.
Em março do mesmo ano, depois de receber um convite de um amigo super amado, eu voltei para Düsseldorf, onde comecei meus estudos de alemão. Fazer A1.1 na Alemanha não foi nada fácil, mas só tenho à agradecer pela experiência, fiz novas amizades, aprendi a andar pela cidade, conheci Berlin (amor à primeira vista). Porém a vida estava muito cara e em junho voltei para o Brasil decidida à voltar para morar na Alemanha.
Em julho de 2016 eu comecei a estudar na Wunderwelt A, o Werner me apoiou e me incentivou com meus objetivos, fiz também amizades para o resto da vida. Eu me inscrevi em vários sites de empresas alemãs, eu procurei nos consulados sobre quais eram as oportunidades e quais as necessidades, eu enviei muitos currículos para empresas, mas foi em uma conversa com meu professor e um colega da escola que eu ouvi falar sobre o trabalho voluntário na Alemanha.
Fiquei muito interessada e fui procurar saber mais, foi então que conheci o projeto dos Freunde Waldorf (https://www.freunde-waldorf.de/freiwilligendienste/in-deutschland/ ). O primeiro contato que fiz foi com o Reinaldo Nascimentos, pois ele era a pessoa que fazia o pré-cadastro aqui no Brasil. Eu fiz minha inscrição em janeiro de 2017, preenchi os formulário com a ajuda dos meus professores e colegas da Wunderwelt. No processo de inscrição era necessário fazer um estágio de uma semana em uma escola Waldorf no Brasil. O Reinaldo me passou as escolar disponíveis em São Paulo e eu consegui uma vaga na „Associação Beneficente Parsifal – Pedagogia Curativa e Terapia Social“. Era para ficar uma semana, mas me apaixonei pela Antroposofia e fiquei o semestre todo. 😀
Recebi a aprovação dos Freunde depois de algumas semanas e começou o processo para a escolha do local. Eles me mandavam as opções, de acordo com o perfil que eu tinha escrito nos meus formulários, e quando eu aceitava eles enviavam minha documentação para aprovação. Essa negociação durou uns dois meses, então eu fui aceita na Comunidade„ Lebensgemeinschaft e.V Sassen und Richthof“. Eu só comemorei depois que consegui o visto, eu nem acreditava que eu tinha um visto de um ano para morar na Alemanha.
O Projeto tem uma estrutura muito inteligente e séria. Cheguei em Frankfurt em 13 de Agosto de 2017, outros brasileiros também vieram neste grupo e foram mais novas amigos que conquistei. Fizemos um seminário de uma semana e foi sensacional! Me senti acolhida, segura e essa semana foi fundamental para apoiar em todo tipo de instrução, como por exemplo como se cadastrar quando chegar na cidade, como abrir a conta no banco, como utilizar o banheiro, como usar os lenções da cama (sim, sim, aprender essa técnica foi importante, eu já conhecia por ter vindo à Alemanha antes, mas eu tive que aprender rs), o clima era de descontração, mas com informações muito sérias e importantes.
Cheguei em Sassen 1 no dia 18 de Agosto e estava muito emocionada, eram muitas informações para administrar ao mesmo tempo. A adaptação foi um pouco difícil, pois o cotidiano era muito diferente do que eu tinha no Brasil, e sempre morei em uma cidade grande e com todas as facilidades que ela oferece, mas aos poucos fui me acalmando e procurei sempre manter a mente aberta para aceitar todas as diferenças. Aproveitei o que aqui tem de melhor que é a paisagem, um local maravilhoso para desacelerar e meditar.
A língua no começo foi difícil para mim, eu acho que eu estava muito emocionada também, um pouco com medo e ansiosa. Aos poucos fui relaxando e encontrei pessoas que me ajudaram muito. Em vários momentos eu lembrava das aulas que eu fiz na Wundelwelt com meus professores e colegas, e ficava meio maravilhada com aquilo, vinhas uns pensamentos como: – Nossa é real! Era como se a história do livro se materializasse. Foi fundamental estudar no Brasil e é muito importante vir com uma base bem feita, principalmente para quem quer tentar uma possibilidade de morar aqui.
A minha família e alguns amigos amados e queiros, participaram e vivenciaram todos os processos desta experiência comigo. Divido as tristezas, dificuldades e principlamente as alegrias, as situações engraçadas e as conquistas, O apoio que eu tenho deles é fundamental e totalmente relevante para minha permanência e meu ânimo. Eu os sempre agradeço muito!
Atualmente continuo estudando o alemão, consegui um pouco mais de fluência, consigo compreender e participar de conversas, consigo ir no mercado e pedir informações e pagar a conta, consigo le ras placas nas ruas e pedir informações para as pessoas. A experiência para mim foi um choque de 220 Volts, sinto muitas saudades dos familiares, amigos, comida, vida social, mas os benefícios que estou recebendo também são muito importantes. Então, se alguém me perguntar se eu faria tudo de novo?! Sim, com toda certeza.
Obs.: Quem quiser mais dicas eu posso ajudar, este é meu e-mail: valdilenecs@hotmail.com.
Ganz liebe Grüße
Valdilene Silva