Nesta quinta-feira, o blog mostra a ilha dos Museus em Berlim, na Alemanha! Não deixe de conferir!
A Ilha dos Museus em Berlim na Alemanha, além de oferecer obras-primas de 6000 anos de história da humanidade, é considerada a única em nível mundial, uma vez que os seus cinco museus são construídos em forma de templos.
Ela foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1999 e, desde então, tornou-se o coração da paisagem de museus de Berlim e o maior projeto cultural de investimento da Europa.
O conjunto de museus fica entre o rio Spree e a rua Kupfergraben. No centro da cidade, numa ilha do rio Spree, é possível visitar a Arcádia, uma cidade-tempo das artes. O Museu Antigo foi construído em 1830 seguindo o projeto de Karl Friedrich Schinkel. Além disso, foi a primeira construção na ilha dos museus e o primeiro museu público prussiano.
Em 1859, Berlim foi contemplada com o Museu Novo. Na sequência, em 1876 foi a vez da Antiga Galeria Nacional se instalar na cidade. Já em 1904, foi erguido o Museu Bode e, por fim, em 1930 o Museu Pergamon.
Desde dezembro de 2001, devido a reabertura, os visitantes podem conferir a Antiga Galeria Nacional, com obras do século XIX. O Museu Bode também foi reaberto em outubro de 2006, e o Novo Museu em outubro de 2009, depois de ter ficado em ruínas por 60 anos por graves danos em consequência da Segunda Guerra Mundial. Desde 2003, sob a direção do famoso arquiteto britânico David Chipperfield, o Novo Museu foi restaurado e recuperado. Chipperfield integrou os restos existentes do museu à arquitetura moderna.
O Novo Museu abriga novamente o Museu Egípcio com o seu famoso busto de Nefertiti, o Museu da Pré-História e História Antiga, além de objetos selecionados da coleção de antiguidades. Nos próximos anos, o conjunto de museus será complementado por um edifício de recepção central, a Galeria James Simon.
Será por meio de um passeio arqueológico que as casas individuais, espacial e tematicamente, se interligarão. Assim oferecerão aos visitantes um panorama único das culturas do mundo antigo e do mundo ocidental.
Não é sensacional? Que tal embarcar nessa com a gente? #intercambionaAlemana