Hoje, dia 12 de maio, se comemora o dia Internacional do Enfermeiro… pesquisando no Wikipédia temos a seguinte definição: Enfermagem é a ciência cuja especificidade é a assistência/cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico.
Só por esta descrição já podemos perceber que as pessoas que abraçam a enfermagem como caminho profissional são pessoas que pensam muito no bem estar do outro e já é um humanista nato.
Esta data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Florence Nightingale, uma pioneira que se tornou enfermeira em uma época onde esta profissão era exercida somente pelas freiras. Ela lutou para que esta atividade tivesse um caráter profissional e fundou a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, que hoje tem o seu nome. De lá saíram as primeiras enfermeiras diplomadas. Em seu juramento, Florence demostra todo amor a profissão e ao ser humano.
“Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”
No Brasil a baiana Ana Neri foi o ícone desta profissão quando serviu voluntariamente na Guerra do Paraguai. A primeira escola de enfermagem brasileira foi a escola de Enfermagem Alfredo Pinto no Rio de Janeiro, criada em 1890.
Hoje a emfermagem é reconhecida em todos os lugares do mundo!!!
Aqui na Wunderwelt A temos um grupo de enfermeiros aprendendo alemão e que estão se preparando para uma nova etapa na Alemanha em um curso em parceria com a Capitalent Medical. São 12 enfermeiros que estão estudando desde janeiro, todos os dias, para poderem ter o alemão fluente ate junho e avançarem em sua jornada profissional na Alemanha. Todos saem do Brasil já empregados.
Então em nome destes enfermeiros que estão conosco todos os dias, dedicando-se é que parabenizamos a todos os enfermeiros do mundo que abraçaram esta profissão tão nobre.