Ich bin Sophie Scholl, o projeto que recria a vida da ativista
Sophie Scholl foi uma ativista política que atuou ativamente na luta contra o nazismo. Tragicamente, ela foi condenada e executada aos 21 anos de idade, em 1943.
Em homenagem aos 100 anos do nascimento de Sophie Scholl, a emissora de rádio e televisão SWR criou um perfil no Instagram que simula os 10 últimos meses de vida da ativista, com interpretação da atriz Luna Wedler.
O nome do projeto é Ich bin Sophie Scholl (Eu sou Sophie Scholl). Em aproximadamente um ano, o perfil se tornou um grande sucesso no Instagram, com mais de 760 mil seguidores e mais de 300 publicações.
A trajetória de Sophie Scholl
Sophie Scholl nasceu em 1921, em Forchtenberg, cidade da qual seu pai era prefeito. Depois de uma infância tranquila, ela teve uma adolescência de muita luta, já diante do governo nazista de Adolf Hitler.
Uma curiosidade é que, no início, Scholl fez parte da Liga das Meninas Alemãs, que apoiava Hitler. Seu pai e outros familiares radicalmente contrários aos ideais do nazismo convenceram Sophie e seu irmão Hans de que o regime deveria ser combatido.
Sob a liderança de Hans, Sophie fez parte de um grupo de resistência a Hitler, o Weiß Rose (Rosa Branca). Os seus membros distribuíam panfletos com denúncias sobre os abusos do regime nazista.
Um dos funcionários da universidade onde Sophie estudava denunciou a jovem para a Gestapo, polícia secreta de Adolf Hitler. Sophie e Hans foram interrogados e condenados à morte, mesmo destino dos demais membros do grupo.
No dia de sua execução, Sophie manteve a cabeça erguida e o espírito de resistência aceso: “Um dia tão lindo e ensolarado, e eu tenho que ir… O que importa a minha morte, se através de nós, milhares de pessoas são despertadas e movidas para a ação?”.
A jovem chegou a estudar medicina e biologia, além de pintar e tocar piano, mas teve a sua trajetória abreviada com o seu combate ao regime nazista.
Como é a série Ich bin Sophie Scholl?
A série é Ich bin Sophie Scholl é uma verdadeira aula de história interativa. Com postagens diárias, o projeto retrata em detalhes os últimos meses de vida da jovem que enfrentou o nazismo.
Por meio de vídeos e fotos, os últimos meses da vida de Sophie Scholl foram recriados com uma grande produção, realizada pela emissora SWR no projeto do perfil no Instagram. Além da ativista, interpretada por Luna Wedler, outras pessoas que fizeram parte de sua vida estão presentes na série Ich bin Sophie Scholl.
O aniversário de 100 anos do nascimento de Sophie Scholl é uma oportunidade para promover a reflexão no país. Relembrar uma das figuras que mais simbolizam a resistência ao nazismo é uma das maneiras de evitar que a história se repita.
Que tal aprender mais sobre os países de língua alemã?A história de Sophie Scholl deve ser sempre lembrada pela Alemanha e por todo o mundo. Aqui no blog da Wunderwelt A, temos dezenas de outros conteúdos sobre países de língua alemã. Aproveite a oportunidade de se familiarizar mais com diferentes culturas!