Você sabia que os alemães levam tão a sério o transporte feito com bicicletas? Tem até carteira de bicicleta, tal qual uma “CNH” no Brasil. Sendo um país tão organizado, nada mais natural.
Por ser um meio de transporte eficiente, saudável, e que não causa danos ao meio ambiente, as pessoas na Alemanha têm contato desde muito cedo com as regras de trânsito para os ciclistas, ao contrário das grandes cidades no Brasil, onde muitas vezes o meio de transporte é até visto com um certo preconceito (se você mora em São Paulo, talvez se lembre da indignação de moradores quando começaram a surgir faixas de bicicleta há alguns anos, tomando parte das ruas).
Münster, a cidade amiga das bicicletas
A cidade de Münster, localizada mais ao norte da Alemanha, possui uma curiosidade: lá existem mais bicicletas do que habitantes! Ser considerada “bike friendly” é muito mais do que ser “amigável” para os ciclistas. Além da enorme quantidade mencionada, tem o maior estacionamento para bicicletas do país, vias exclusivas e muitas facilidades para quem adotou como meio de vida circular em duas rodas.
A carteira de bicicleta na Alemanha
Como mencionado, desde cedo os pequenos já têm contato com bicicletas, aprendem a se equilibrar, e já começam a ter ensinamentos sobre leis de trânsito e regras de segurança, conhecimento teórico e prático – com uma prova, tal qual na nossa auto escola – que dura cerca de dois anos (Radfahrausbildung). Recebem inclusive visitas de agentes de polícia para tanto. Tudo isso para que não coloquem a si próprios em risco ou outras pessoas.
As vias exclusivas têm regras próprias e são levadas bastante a sério no dia a dia! Quem está sem pressa, passeando, por exemplo, precisa dar preferência na passagem a quem está realmente transitando (o que pode vir acompanhado de buzina). E, como há uma via exclusiva, o ciclista não pode circular no lugar dos pedestres – tudo é muito bem sinalizado com placas. Sempre que uma pessoa dá o primeiro passo, mesmo que do outro lado, terá preferência sobre a bicicleta.
Quem desobedecer alguma regra e causar acidentes por essa razão pode levar multa. Por exigir total atenção, não é permitido utilizar fones de ouvido; avançar o sinal vermelho nem pensar! Além disso, a bicicleta tem de estar em boas condições, com farol dianteiro, luz traseira, campainha/buzina, sob pena de multa também caso seja parado por alguma autoridade.
Todas essas regras visam a segurança, e obter a carteira de bicicleta, ainda que não seja um documento obrigatório para portar na cidade, tem uma simbologia importante: a formação de pessoas responsáveis no trânsito.