A busca por praia na Alemanha não é exatamente algo tão comum quanto em regiões litorâneas do Brasil. Isso não significa, porém, que este não seja um bom programa para quem pretende visitar a capital da cerveja no Velho Continente.
Isso porque, diferente do que muitos pensam, o país europeu abriga excelentes praias. Apesar disso, existem algumas diferenças significativas na maneira de apreciá-las, especialmente em comparação com o que acontece em países mais tropicais.
Ao longo dos próximos tópicos, você poderá compreender tudo sobre o assunto. Neles apresentamos as principais curiosidades e peculiaridades das praias em território alemão. Confira!
Fatos curiosos sobre as Praias na Alemanha
Conforme adiantamos, as praias na Alemanha guardam consigo uma série de particularidades. Isso significa que, por mais que você tenha experiência em visitar praias de outras regiões, é importante entender como as coisas funcionam por lá.
Isso não só ajuda a evitar possíveis “micos”, como também permite obter a melhor experiência em uma eventual visita. Então vamos aos detalhes.
Regras para as praias na Alemanha
De modo geral, cada praia na Alemanha possui um conjunto de regras a serem seguidas pelos visitantes. Essas regras normalmente são apresentadas em placas enormes, que ficam instaladas na entrada das praias.
Pagamento para entrar na praia
Pode parecer estranho para quem não é acostumado, mas na alta temporada uma taxa é cobrada dos visitantes na maioria das praias alemãs. O valor a ser pago gira em torno de 2 euros por pessoa (crianças pagam 0,50 centavos) e é cobrado por dia.
Cada visitante tem o dever de se dirigir até uma maquininha de ticket que fica à beira da praia para emitir o seu “ingresso”. Durante uma “checagem de rotina”, o visitante deve apresentar o ticket, do contrário, há uma multa que gira em torno de 10 euros.
Nas praias alemãs não existem cadeiras de praia e sim um tipo de poltrona em um cesto, como na foto e eles são muito importantes porque nas praias venta muito. Eles podem ser alugados por um dia inteiro e voce recebe a chave para destranca-los e abri-los.
Agasalho para ir à praia
Enquanto no Brasil o mais comum é ir à praia com biquínis e saídas de banho, na Alemanha o melhor é levar um agasalho.
Isso porque, tirando as raríssimas exceções onde a temperatura fica um pouco mais alta, faz um certo frio nas praias alemãs. O que contribui com isso é o vento, que costuma ser bastante intenso.
Temperatura da água nas praias alemãs
Em países tropicais, uma baixa temperatura da água pode até ser desejável. Em lugares como a Alemanha, onde o calor não é tão comum assim, porém, isso pode não ser exatamente interessante.
A verdade, porém, é que em solo alemão a temperatura da água da maioria das praias fica na casa dos 15 graus. Isso somado ao vento, que como dito é bastante comum por lá, não costuma ser muito convidativo para longos mergulhos.
Nada de cães
Os cachorros não são bem-vindos nas praias na Alemanha, ou ao menos, na maioria delas. As exceções são as chamadas “praias de cachorro”, em livre tradução.
Essas os cães podem aproveitar livremente, mas os donos não devem esquecer de recorrer ao saco plástico para recolher as fezes de seus bichinhos. Essa regra, aliás, se aplica a praticamente todos os lugares.