Jovens alemães de 16 e 17 anos garantem emprego antes mesmo de terminar o ensino médio. Eles aprendem uma profissão dentro das empresas por meio de treinamento vocacional oferecido pelos próprios empregadores. O programa começou há um século e é avaliado como positivo tanto para as empresas quanto para os jovens.

A Alemanha é conhecida pela valorização dos seres humanos e seus treinamentos. O currículo é combinado, uma vez que os jovens, a cada mês, frequentam duas semanas na escola e duas na empresa. O que eles aprendem nas salas de aula é aplicado na empresa. O sistema é chamado de Educação Vocacional.

A fórmula é uma parceria onde o governo paga os professores e mantém a escola. Já a empresa paga o treinamento e ainda garante um salário de cerca de R$ 2 mil por mês como forma de aposta no futuro deles. Com isso, os jovens conseguem até fazer estágios fora do país, como na China, por exemplo. Além disso, há a possibilidade de ingressar em uma Universidade, ou seguir o trabalho na empresa.

O programa é considerado o principal fator pelo baixo desemprego entre os jovens, um total de 7%. Em outros países europeus, como a França, essa porcentagem está acima de 26%. A Alemanha tem como diferencial também a maior economia da Europa, além de ser a 3ª maior exportadora do planeta.

O resultado foi tão bem aceito, que o programa que já está em implantação em outros países, como a Índia. As companhias afirmam que o investimento vale à pena, uma vez que a tecnologia avança rapidamente e precisam de funcionários com nível educacional alto e que se adaptem com facilidade às mudanças.

Se você está interessado em conhecer esse país de perto, venha conversar conosco sobre os nossos programas de intercâmbio. Com certeza teremos algo com o seu perfil.
“A Alemanha e a Wunderwelt-A estão de portas abertas para você”, anuncia o diretor da Wunderwelt-A, Werner Heuck.

Foto: Divulgação Rede Globo.