Na Alemanha, Hebamme é a profissional que ajudará durante e após a gravidez
Para quem pretende ter filhos na Alemanha, contar com a ajuda de uma Hebamme fará toda a diferença antes, durante e depois do parto. Poderíamos comparar a profissão de doula aqui no Brasil, mas o seu trabalho vai além, é mais complexo. Há quem chame também de enfermeira obstetra – um grande suporte para a futura mamãe, não somente na hora do parto mas em todos os demais cuidados com o bebê.
Para se tornar Hebamme, profissão que também pode ser exercida por homens, é necessário uma formação específica de dois anos no mínimo e registro no conselho de medicina do estado onde exercerá.
O que faz uma Hebamme?
O papel delas é extremamente importante em conjunto com o médico, e certamente uma gravidez com o seu acompanhamento poderá ser muito mais tranquila para a família, não necessitando tantas visitas ao ginecologista, além das primeiras semanas no pós parto. E, por ser tão importante, é um serviço amplamente coberto pelo seguro saúde.
Algumas tarefas desempenhadas são consultas de pré-natal de baixo risco; ensinamentos preparatórios para o parto e acompanhamento na hora do nascimento – seja no hospital (Geburtshaus) ou domiciliar; orientar na amamentação e nos primeiros cuidados essenciais. Ou seja, um suporte muito valioso, principalmente às mães de primeira viagem.
Vale ressaltar que no país, diferentemente do Brasil, a cesariana não é a primeira opção para o nascimento, é uma exceção. Portanto, a Hebamme é protagonista nos partos normais sem anestesia.
Os tipos de serviço das Hebammen
Para cada momento da maternidade, poderá haver uma Hebamme com trabalhos mais específicos.
As Festgestellten auxiliam mais no atendimento das mulheres em trabalho de parto nas Geburtshaus. Já as Beleghebammen acompanham no atendimento domiciliar e fazem o pré-natal a partir da metade final da gestação. Acabam criando uma relação mais próxima e de confiança com a mãe e família, dando mais orientações a quaisquer dúvidas, medos ou ansiedades que possam surgir. São elas também que oferecem os cursos preparatórios para o parto (Geburtsvorbereitungskurs).
Após o parto, as Nachsorgen darão orientações relativas à amamentação, ensinarão a dar banho, vão acompanhar o desenvolvimento e ganho de peso do bebê, e quando há desejo por parte da família, esse acompanhamento muitas vezes se estende por até um ano. As Hebammen podem recomendar terapias alternativas, mas não estão autorizadas a prescrever medicamentos.
É uma profissional ainda não tão demandada no Brasil, por ser necessário contratar um serviço privado, mas com demanda na Alemanha, haja vista o incentivo financeiro (cobertura dos planos de saúde) e a realização de mais partos normais, para que mãe e filho se recuperem mais rapidamente. Tanto é que, com o acompanhamento da Hebamme no parto, após algumas horas de descanso a família já pode ser liberada a ir para casa tranquilamente.