Se você planeja morar ou passar um tempo na Alemanha, talvez estranhe no início o motivo de existirem tantas latas de lixo diferentes (o que não é tão comum em várias partes do Brasil). Dizem que depois de um tempo vira um hábito tão natural quanto escovar os dentes ou respeitar as leis de trânsito (que são levadas muito a sério por lá!).
O que pode ser jogado em cada lata/tonel e quais os dias específicos? A primeira dúvida vai variar de acordo com a cor correspondente e o tipo de resíduo, que será explicado abaixo, e quanto ao calendário, cada cidade tem o seu oficial para o ano inteiro! Por isso o sistema de coleta e reciclagem alemão é considerado o mais eficiente do mundo. Inclusive, uma das curiosidades é que separando alguns vasilhames (garrafas, entre outros) você poderá ganhar algum dinheiro – centavos, que variam conforme o material.
Como funciona a separação do lixo
Tonel azul (Papier und Pappe)
Nesse tonel são depositados papéis e papelão limpos (não pode embalagem suja de alimentos nem guardanapos, por exemplo), tais como revistas, jornais, caixas de papelão, papel de presente, caixas de remédios.
Tonel marrom (Kompostierbare)
Este servirá para resíduos que podem servir para compostagem, caracterizado, principalmente, por restos de alimentos: cascas de vegetais, de ovo, pó de café, mas também plantas e terra. Se o local onde você estiver não possuir esse tipo de tonel, deverão ser jogados no tonel preto.
Tonel amarelo (Gelbe Tonne)
Aqui irão embalagens vazias e limpas (não necessariamente lavadas, porém o mais limpas possível, sem restos, para não atrapalhar o processo de reciclagem) de materiais como alumínio, plástico, isopor e latas. Se não localizar esse tonel por perto, é possível ir à Prefeitura da cidade ou em pontos de coleta e retirar gratuitamente sacos amarelos específicos para o descarte, que serão deixados na calçada em frente à casa, no dia da coleta.
Tonel preto ou cinza (Restmüll)
Tudo o que não se encaixa nas descrições acima, porém não seja o considerado “lixo especial” (que será explicado mais abaixo) irá para esse tonel. Lixo de banheiro por exemplo – como absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes – ou outros, como bitucas de cigarro, poeira acumulada do aspirador.
Vasilhames retornáveis (Pfand)
Aqui o assunto comentado no início do texto: com a devolução de garrafas retornáveis nas máquinas específicas para essa finalidade, que geralmente ficam em mercados ou nos Getränkemärkte, é possível ganhar um dinheiro, que varia entre € 0,08 e € 0,25. Uma pequena vantagem para contribuir com o planeta! Logo que as garrafas são depositadas, a máquina emite um recibo, que poderá ser usado na próxima compra ou trocado por euros.
Vidro
As garrafas de vidro que não forem retornáveis, bem como outros vidros, devem ser depositados em contêineres especiais que ficam pelas cidades, no que tiver a cor correspondente também – branco, verde e marrom. Mas atenção, pois por causa do barulho excessivo que o vidro causa, também devem ser respeitados horários que estão nas próprias lixeiras.
Lixo especial
Existe, por fim, a categoria chamada “lixo especial”. Trata-se de resíduos que, em contato com a natureza ou deixados no lixo doméstico, podem ser tóxicos, tais como pilhas, baterias, lâmpadas, remédios vencidos. Outros são considerados assim por causa de seu volume – entulho de construção, madeiras, móveis usados, eletrodomésticos.
Os primeiros podem ser depositados em locais apropriados que existem em diversos supermercados e farmácias, já os outros entulhos podem ser levados diretamente nas empresas que fazem a gestão do lixo na cidade.
A coleta
No início do ano, todos os moradores recebem um calendário constando as datas de coleta de lixo, junto com um guia explicativo sobre como efetuar a separação, e há listas dos mais variados tipos de lixo para evitar dúvidas no momento do descarte.
Existem muitas regras, mas se você planeja passar um tempo na Alemanha, logo se acostumará com elas e será mais um hábito adquirido junto com toda organização do povo alemão. Esperamos que o post tenha ajudado a esclarecer um pouco mais sobre o assunto!